Compreender a doença

A depressão é uma doença como qualquer outra e a melhor forma de lidar com uma pessoa deprimida é saber exatamente quais os efeitos que a depressão causa no doente, o que este sente e qual a melhor forma de lidar com tudo isso.

Apoio emocional

Compreensão, paciência e carinho são os fatores chaves para quem está a cuidar de uma pessoa deprimida. Mostre empatia, seja um bom ouvido, dê muitos abraços e, quando na dúvida sobre o que fazer ou dizer, pergunte sempre: “como posso ajudar?”

Saber distinguir a pessoa da doença

Evite tentar convencer a pessoa deprimida que aquilo que sente não é real e que ela pode simplesmente “animar-se” para que isso passe. Em vez de dar conselhos e sugestões, mantenha-se neutro, ouça e ofereça-se para ajudar naquilo que for preciso.

Tempo de qualidade juntos

É crucial que a depressão não domine a vida da pessoa deprimida e nem a daquelas que diariamente convivem com essa pessoa. Quais são as coisas que normalmente fazem juntos? Façam-nas!

A coisa mais importante que alguém pode fazer por uma pessoa deprimida é a ajuda-la a se submeter a um diagnóstico e a um tratamento adequados.

Conheça a Clínica Crip Psicologia BH ! Agende sua consulta!